ADOÇÃO DE TECNOLOGIA NO PARQUE PRODUTIVO METALOMECÂNICO

A área da metalmecânica é vista como estratégica para a indústria

A cadeia produtiva da indústria metalmecânica incorpora todos os segmentos responsáveis pela transformação de metais nos produtos desejados, desde a produção de bens até serviços intermediários, incluindo máquinas, equipamentos, veículos e materiais de transporte. Empresários capixabas que atuam no segmento contam com apoio das linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).

A área da metalmecânica é vista como estratégica para a indústria porque quase todas as outras áreas do setor produtivo dependem dela. Para manter a competitividade é necessário que os gestores fiquem atentos a adoção de novas tecnologias. Para aumento na participação no mercado ou melhora na qualidade da produção, o empresário pode investir em melhorias de processos produtivos e de gestão, com foco em uma produção mais eficiente, econômica e sustentável.

Por meio dos encadeamentos produtivos, o processo de crescimento econômico dos negócios ligados a esta cadeia produtiva é sustentado mediante investimentos e inovações. A modernização do parque industrial capixaba se fundamenta pela aplicação das modernas máquinas-ferramenta digitais, além dos avançados sistemas de elaboração de projetos do produto e dos controles da produção. Com as linhas de crédito do Bandes, o empresário tem a sua disposição recursos com prazo e condições operacionais adequadas para adoção de automatização de processos e modernização dos parques fabris para a indústria 4.0.

A estratégia chave para o setor metalomecânico é a adoção de sistemas inteligentes, em que se incluem produção e logística, através de software com a finalidade de assegurar a sustentabilidade física e ambiental da produção.

O apoio do banco, com linhas de crédito estruturadas ao setor metalomecânico capixabas, faz parte do modelo de atendimento do Bandes, segmentado por setores de negócio, potencializando empreendimentos importantes para o Espírito Santo. Este modelo possibilita que empreendimentos estratégicos para o desenvolvimento regionalmente equilibrado tenham um suporte mais ágil e alinhado com a política de desenvolvimento do Governo.

O modelo de atendimento está articulado com diagnósticos levantados pelo Projeto Indústria 2035, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies), entidade do Sistema Findes que realiza estudos e desenvolve posicionamentos estratégicos com foco no fortalecimento da indústria capixaba.

Informações sobre linhas de financiamento:

Bandes Atende: 0800 283 4202

Av. Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória

App disponível para Android e Ios

www.facebook.com/bandesonline

www.bandes.com.br                                                                     

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes

Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos

jornalresgate