​Violência doméstica é tema de palestra com 80 alunos em escola municipal

Texto: Rubia MedinaFoto: Assessoria

Cerca de 80 alunos, do 8º ano, da UMEF Senador João de Medeiros Calmon, de Praia de Gaivotas, participaram de uma aula diferenciada nesta quarta-feira (27). Eles tiveram um bate-papo sobre “Violência Doméstica” com a Inspetora da Mulher da Guarda Municipal de Vila Velha, Lara Paiva. 

A palestra aconteceu de forma dinâmica e os alunos puderam conversar e tirar dúvidas com a Inspetora. “Esse bate-papo ajuda a criar consciência sobre a gravidade do assunto. Muitas pessoas não estão plenamente conscientes dos diferentes tipos de violência que podem ocorrer dentro de um relacionamento e de seus efeitos devastadores na vida das vítimas. Através da palestra, é possível informar e educar as pessoas sobre o tema, destacando a importância de reconhecer os sinais de abuso e, principalmente, saber como agir”, explicou Lara Paiva.
 
Além disso, a Inspetora chama atenção para o assunto. “A cada três minutos uma medida protetiva é quebrada aqui no país. Violência de gênero é algo sério. A cada 10 mulheres, oito já sofreram algum tipo de violência. Briga de marido e mulher tem que meter a colher, sim! Mas claro, precisamos acionar os órgãos competentes para ajudá-la”, ressalta Lara Paiva.
 
O diretor da escola falou sobre a importância de abordar esse assunto dentro da unidade de ensino. “A maioria dos alunos da unidade é do sexo feminino. Esse tema é de extrema importância para a sociedade e a escola tem de ter responsabilidade de falar sobre ele para os alunos. Nessa palestra, os alunos aprenderam sobre todos os tipos de violência e tenho certeza que irão repassar as informações para os familiares”, expressa Emerson Mayer.

Projeto

A palestra faz parte do projeto “Elas Podem”, da Inspetoria da Mulher da GMVV, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito, igualdade de gênero e combate à violência. Esses encontros são ministrados nas unidades escolares e também nas comunidades de Vila Velha, atingindo as diversas faixas etárias. Eles têm como objetivo informar, sensibilizar e fornecer às mulheres ferramentas para fortalecer sua autonomia e empoderamento.


 Fonte: Site da PMVV 
 

Categorias

jornalresgate