Sesi realiza o sonho de quem quer concluir o ensino médio e crescer profissionalmente
São 350 vagas abertas na Nova EJA em todas as unidades do Estado para aqueles que desejam voltar a estudar, com inscrições até sexta (29)
Voltar a estudar é mais do que uma decisão, é um ato de coragem e transformação. Para muitas pessoas, concluir o ensino médio significa abrir portas para novas oportunidades, reconquistar a autoestima e sonhar alto novamente. Com 350 vagas gratuitas disponíveis em todas as unidades do Espírito Santo, a Nova EJA Profissionalizante (Educação de Jovens e Adultos) do Sesi oferece não apenas a chance de terminar os estudos, mas de mudar vidas, com um ensino dinâmico, acolhedor e adaptado às necessidades de cada aluno.
É o caso da Érica Nunes do Nascimento, que estudou no Sesi Jardim da Penha, em Vitória. “Voltar a estudar na Nova EJA do Sesi foi uma das melhores decisões que tomei. Depois de muitos anos longe dos estudos, encontrei um ambiente acolhedor e professores dedicados que me ajudaram a recuperar a confiança e a paixão pelo aprendizado. Hoje, com o diploma do ensino médio em mãos, sinto-me mais preparada e motivada para seguir em frente e buscar realizar o meu sonho, que é fazer a minha faculdade e trabalhar no que eu amo”, contou.
Ao todo, são 50 vagas em cada uma das sete unidades no Estado: Aracruz, Araçás (Vila Velha), Cachoeiro de Itapemirim, Civit (Serra), Colatina, Jardim da Penha (Vitória) e Linhares. Para fazer parte da última turma do ano, o candidato pode preencher o cadastro de interesse no site sesies.com.br/eja até o dia 29 de novembro.
As aulas são ofertadas no modelo Ensino à Distância (EaD) com alguns encontros presenciais. Os alunos matriculados também farão, simultaneamente, um curso de qualificação profissional, oferecido em parceria com o Senai ES.
“O modelo à distância foi pensado para facilitar o aluno nos estudos, com a conclusão do nível médio em até 18 meses. Além disso, a Nova EJA conta com uma metodologia exclusiva: o reconhecimento de saberes. Por meio dela, o Sesi ES identifica, valida e certifica as competências e habilidades adquiridas pelas experiências de vida e trabalho do estudante”, explicou a gerente executiva de Educação, Tatiane Franco.
Outra história de superação é o da Sâmella E. Teófilo Luciano, ex-aluna da Nova EJA do Sesi Araçás, em Vila Velha, que hoje é microempreendedora individual, tem sua própria empresa, a Sam Cake.
Sâmella E. Teófilo Luciano
“Eu e meu esposo fizemos um contrato entre nós dois para que não desistíssemos do curso. A rotina de cuidar dos filhos, trabalhar e estudar não é fácil e, muitas vezes, o cansaço nos desanimava. Mas um incentivou o outro a seguir em frente em busca do que sabíamos ser a melhor opção. Meu esposo, que tem uma deficiência física, também recebeu todo o apoio do Sesi com as questões de acessibilidade. Os professores foram fundamentais, desde o primeiro dia, e nos acolheram de forma especial. Depois que fui para o Sesi, minha vida mudou. Hoje posso servir de exemplo para milhas filhas e mostrar para elas que vale a pena investir na educação. Também inspirei meu pai, que, aos 53 anos, voltou a estudar. Pela educação, eu me tornei referência, isso é muito gratificante!”
Os cursos proporcionam a aumento da escolaridade, a capacitação de trabalhadores e a autoconfiança dos estudantes, bem como, oportuniza maiores chances de crescimento profissional e inserção no mercado de trabalho.
“A gente entende que diversos motivos entram no caminho para a conclusão dos estudos, e a Nova Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferece uma nova chance para essas pessoas. Além disso, os alunos podem obter uma qualificação para novas profissões, sendo capacitados tanto para se inserir no mercado de trabalho, quanto crescer dentro dele”, afirmou o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Geferson Luiz dos Santos.
Como será o curso?
As aulas acontecerão de forma on-line, durante quatro dias na semana. Para participar das aulas na modalidade EaD, o aluno deverá dispor de computador ou notebook com acesso à internet banda larga, navegador de internet instalado, webcam e microfone, pois os conteúdos são apresentados em uma plataforma digital, denominada Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Nela, serão disponibilizados materiais multimídias, como vídeos, animações, simulações e textos, elaborados exclusivamente para o desenvolvimento do curso.
Também estão previstas atividades, aulas e avaliações presenciais. No período inicial do curso, denominado “Diagnóstico inicial – reconhecimento de saberes” a presença dos alunos é obrigatória. No outro período, que representa a 20% da carga horária total do curso, os encontros presenciais passam a serem realizados uma vez por semana (conforme calendário do curso).
As atividades presenciais do Ensino Médio serão ministradas nas unidades do Sesi ES que foi efetivada a matrícula. Já os cursos de Qualificação Profissional serão realizados na unidade de Ensino do Senai ES mais próxima do Polo Sesi que o aluno foi matriculado.
Quem pode se inscrever?
Os interessados no Ensino Médio da Nova Educação de Jovens e Adultos à distância devem ter idade mínima de 18 anos completos até a data da matrícula.
Além disso, precisa comprovar escolaridade anterior, Ensino Fundamental completo. O Sesi aceita como comprovante documentos como declaração de escolaridade ou histórico escolar emitidos pela última escola frequentada, o Certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou ainda a Certificação Parcial do Ensino Médio (Escola Regular ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA).
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 102 0880 e 3334-7300, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (exceto em feriados nacionais e locais).
Inscrições
Nesta última chamada da Nova EJA, o candidato deverá preencher o cadastro de interesse até o dia 29 de novembro no site sesies.com.br/eja.
Confira as vagas por unidade:
Sesi Aracruz
Habilitação: Ensino Médio + Qualificação Profissional em Controlador e Programador da Produção (Para todas as entradas)
Modalidade: EJA Ensino Médio e EaD Profissionalizante
Turno das aulas presenciais: Noturno
Sesi Araçás
Habilitação: Ensino Médio + Qualificação Profissional em Assistente de Controle de Qualidade (Para a 3ª e 4ª Entrada)
Modalidade: EJA Ensino Médio e EaD Profissionalizante
Turno das aulas presenciais: Noturno
Sesi Cachoeiro
Habilitação: Ensino Médio + Qualificação Profissional em Assistente de Controle de Qualidade (Para todas as entradas)
Modalidade: EJA Ensino Médio e EaD Profissionalizante
Turno das aulas presenciais: Noturno
Sesi Civit
Habilitação: EJA Ensino Médio + Qualificação Profissional em Assistente de Controle de Qualidade (Para todas as entradas)
Modalidade: EJA Ensino Médio e EaD Profissionalizante
Turno das aulas presenciais: Noturno
Sesi Colatina
Habilitação: Ensino Médio + Qualificação Profissional em Controlador e Programador da Produção (Para a 3ª e 4ª Entrada)
Modalidade: EJA Ensino Médio e EaD Profissionalizante
Turno das aulas presenciais: Noturno
Sesi Jardim da Penha
Habilitação: Ensino Médio + Qualificação Profissional em Controlador e Programador da Produção (Para todas as entradas)
Modalidade: EJA Ensino Médio e EaD Profissionalizante
Turno das aulas presenciais: Noturno
Para outras informações, o candidato pode entrar em contato pelo telefone 0800 102 0880, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h (exceto feriados nacionais e locais).
Natália Magalhães
Especialista em Comunicação
Gerência Executiva de Comunicação – Findes
Site: www.findes.com.br