SESI-ES CONQUISTA DUAS MEDALHAS DE OURO NA OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIAS

Os estudantes faturaram ainda sete medalhas de prata e nove de bronze. Participaram da competição 2 milhões de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico de todo o país

Os alunos do Sesi-ES conquistaram 18 medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), sendo 2 de ouro, 7 de prata e 9 de bronze, além de menção honrosa. Ao todo, se inscreveram para a edição de 2019, 2 milhões de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, Médio e Técnico de todo país.

O objetivo da competição é despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências, bem como aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições de Ensino Básico. Além disso, a ONC permite identificar talentos para as ciências e incentivar o ingresso desses alunos nas áreas científicas e tecnológicas.

As provas foram realizadas em duas etapas nos meses de agosto e setembro, envolvendo disciplinas de Biologia, Química, Física e conteúdos de Astronomia, novidade deste ano. O próximo passo é a premiação oficial, marcada para 28 de novembro, às 18h, na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo.

As medalhas de ouro do Sesi-ES foram conquistas pelas alunas do 9º ano do Ensino Fundamental Maria Eduarda Souza Teodoro, da unidade de Campo Grande, e Daniela Salles De Almeida, da unidade de Jardim Da Penha.

Já as de pratas foram conquistas por meninos e meninas do 9º ano do Ensino Fundamental e 2ª série do Ensino Médio. Enquanto as de bronze foram conquistadas por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio. Em todos esses níveis, há participantes com menção honrosa.

Em um levantamento por unidade, Campo Grande conquistou uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze; Jardim da Penha conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze; em Cobilândia foram duas de prata e duas de bronze; Araçás foram duas de prata e uma de bronze; Linhares conquistou uma de prata e duas de bronze; em Maruípe foi uma de prata e Porto de Santana foi uma de bronze.

Sobre a ONC

Realizada desde 2016, a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização da Sociedade Brasileira de Física, da Associação Brasileira de Química, do Instituto Butantan e da Sociedade Astronômica Brasileira.

Ao longo das quatro edições da Olimpíada Nacional de Ciências, a deste ano contou com o maior número de alunos inscritos em todo o país: 2 milhões de mais de 1.400 cidades. Em 2017, a organização contabilizou 103 mil inscritos e, no ano passado, 203 mil alunos participaram das provas e concorreram aos prêmios e certificados nacionais.

Para a coordenação da Olimpíada, os números de inscritos neste ano representam “o despertar da ciência na vida de muitos alunos que estão no final do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e Técnico”.

Matrículas

Os alunos do Sesi-Es são incentivados a participarem de olimpíadas locais, regionais, nacionais e internacionais, a fim de testar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e poderem vivenciar a troca de experiências com estudantes de outras regiões do país. Neste contexto, nossas crianças e adolescentes já obtiveram destaque em competições como o Torneio Brasil de Robótica, Olimpíada Brasileiro de Robótica, Olimpíada Canguru de Matemática, Desafio de Robótica na Indústria, Jornada Nacional de Foguetes, Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog) e Olimpíada Brasileira de Física (OBF).

E se você quer que seu filho também tenha essas experiências, o Sesi está com matrículas abertas para 2020. Acesse: sesies.com.br/matriculas2020 e preencha o seu cadastro de interesse.

Fiorella Gomes – Analista de Comunicação

Unidade de Comunicação Integrada (UCI)

Categorias ,

jornalresgate