Saúde em Fórum: número de médicos deve dobrar em 10 anos e as mulheres serão maioria na área, a partir de 2024
Na última sexta-feira (04), o Centro de Convenções de Vitória recebeu o “Saúde em Fórum”, primeira etapa, realizado pela AS Consultoria, idealizado pela sua CEO Alice Sarcinelli. “É um evento que reuniu toda a cadeia produtiva de saúde do Espírito Santo, do Brasil e até mesmo de fora, mostrando todos os dados relevantes e precisos da área. Além disso, o Saúde em Fórum teve como propósito, conectar e promover o networking com quem produz, contrata, forma, fornece, inova e investe no setor de saúde no Espírito Santo”, destaca Alice Sarcinelli.
O evento reuniu CEOs e investidores da área da saúde, além de representantes de instituições como Senac, Sebrae, Deloitte, Unidas, Hugb e Harvard. Também fez parte da abertura do evento, o secretário de Estado da Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto. A palestra Saúde em números: dados das micro e pequenas empresas da área da saúde do Espírito Santo, ministrada pela Christiane Barbosa e Castro, gerente da Unidade de Competitividade e Produtividade do Sebrae-ES, foi a que abriu o evento.
Durante a palestra, Christiane mostrou que o número de médicos que atendem no Brasil deve praticamente dobrar em 10 anos e chegar a mais de 815,5 mil em 2030. Mesmo assim, podem faltar médicos especialistas. Em sua pesquisa, Christiane Barbosa mostrou que a relação médico/habitante no Brasil aumentará de 1,90 para 3,63 entre 2010 e 2030, um crescimento de quase 100%. “Estudos indicam ainda que as mulheres serão maioria a partir do ano de 2024 com entrada mais frequente no mercado de trabalho”, alerta a gerente.
Em sua fala de abertura, o Diretor Regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, destacou que a qualificação e a profissionalização são fundamentais para compreender as dinâmicas da área da saúde no Espírito Santo. “A educação é um recurso que tem o potencial de ampliar os atendimentos e gerar a redução de custos para sociedade. O Senac-ES atua para oferecer mais cursos e formações nessa área com o propósito de melhorar a qualidade do atendimento da população. Em breve, receberemos uma nova Unidade Móvel de Saúde para contribuir com a capilaridade da instituição e levar a força da nossa educação para todos os cantos do Estado”, ressalta Schmittel.
O Saúde em Fórum teve o patrocínio do Grupo Santa Casa, Linhares Medical Center Hospital, Priscilla Passamani Dermatologia, Odontoscan e Sesi/ES.
*Tendência de crescimento no setor de saúde privada*
Durante o evento, especialistas em Saúde mostraram que a competitividade e a produtividade com base em pesquisa são tendência de crescimento e são observadas no setor de saúde privada no Espírito Santo. O número de micros e pequenas empresas no segmento saltou de 5.533, em 2017, para 9.992 no ano passado. A tendência de crescimento, segundo os especialistas, ocorre possivelmente como um reflexo da pandemia da Covid-19.