Prefeitura de Vila Velha intensifica ações para prevenção da Dengue

 
Texto: Márcia Almeida e Rodrigo Elias
Foto: Adessandro Reis
 

A Prefeitura de Vila Velha intensificou as medidas de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue em toda a cidade. Diante das condições climáticas propícias ao ciclo biológico do mosquito, como as frequentes chuvas e o calor intenso, a prefeitura vem ampliando as estratégias de rotina para conter a disseminação da doença.
 
Nesta quinta-feira (08/02), a partir das 7h30, a Secretaria de Serviços Urbanos, em colaboração com os agentes de combate às endemias da Secretaria de Saúde, está promovendo a limpeza do Canal da Costa e Itapuã, nas proximidades do bairro Boa Vista. A iniciativa tem como objetivo eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti.
 
Na quarta-feira (07/02), o canal de Itapuã recebeu serviços de roçagem e aplicação de larvicida, reforçando as ações de combate ao foco do mosquito.
 
Além disso, a prefeitura está realizando mutirões que abrangem o recolhimento de inservíveis, como restos de móveis, vasilhames, pneus e objetos sem utilidade. Outras ações incluem a desobstrução de bueiros, vistorias em imóveis, terrenos e canais, todas essenciais para eliminar potenciais criadouros do mosquito.
 
Conscientização
 
O secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, ressalta que a população precisa realizar o descarte adequado de lixo, evitando despejá-lo em locais fora da rota do caminhão de lixo ou em pontos viciados. “Retiramos no ano de 2023 o montante de 54 mil toneladas de materiais de pontos viciados de lixo, que poderiam causar risco à saúde das pessoas”, revelou.
 
Canais
 
O trabalho de limpeza de canais contribui no combate aos alagamentos e à proliferação de mosquitos. Vila Velha conta com 45km de canais abertos que recebem o serviço de limpeza e aplicação do larvicida, além de utilização de enxadas e rastelos, roçadeira e, quando necessário, os profissionais da limpeza utilizam um barco.
 
Este trabalho tem o objetivo retirar matos e plantas aquáticas do leito de córregos e rios do município para facilitar o escoamento da água da chuva, além de tornar mais eficaz a aplicação do produto que elimina as larvas de mosquitos, ajudando no programa de combate à dengue. 
 
Terrenos
 
Além das ações integradas, os fiscais atendem chamados da Ouvidoria, identificam terrenos conforme o cadastro municipal e verificam a responsabilidade do proprietário. A Coordenação de Posturas notificou 778 terrenos particulares de janeiro de 2023 a janeiro de 2024.
 
Os proprietários que negligenciam a limpeza, fechamento, identificação ou manutenção de terrenos cometem infração gravíssima, sujeita à Lei Municipal 5617/2015, com multa passível de atingir até R$ 12 mil.
 
Após notificação, os proprietários têm um prazo máximo de cinco dias para se manifestar. O não cumprimento das exigências resulta em multa emitida pela Gerência de Posturas, conforme o Código Tributário Municipal.

Ações educativas

A Secretaria de Saúde de Vila Velha, por meio do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (Pesms), promove uma série de ações educativas em vários bairros da cidade, a fim de conscientizar a população sobre a importância de todos fazerem a sua parte no combate aos focos do mosquito da dengue. “As ações de combate à dengue são realizadas mas é fundamental que o cidadão faça a sua parte, afinal, cerca de 75% dos criadouros do mosquito estão nas casas”, destaca a secretária de Saúde Cátia Lisboa.

Dados da Secretaria de Saúde de Vila Velha apontam que a cidade registrou, até o dia 03 de fevereiro de 2024, 755 casos notificados de dengue, sem óbitos.

 
Denúncias
 

Para denúncias de descarte irregular ou identificação de terrenos com possíveis focos de dengue, a população pode acionar o telefone 162 da Ouvidoria Municipal.

Categorias ,

jornalresgate