Parabólica digital com instalação gratuita: TV aberta é hobby de 91% dos idosos no Brasil

Parabólica digital com instalação gratuita: TV aberta é hobby de 91% dos idosos no Brasil.

Para não ficar sem sinal, os telespectadores precisam trocar a parabólica tradicional pela nova parabólica digital. Saiba se tem acesso à gratuidade

 

O número de idosos no Brasil continua crescendo. Segundo dados do último levantamento realizado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2021, mais de 14% da população do País já passou dos 60 anos. De 2012 a 2020, houve aumento de 39% de pessoas na terceira idade. O principal hobby desses brasileiros se mantém tradicional: assistir à TV.

 

Uma das companhias das pessoas da terceira idade tem sido a TV aberta. De acordo com levantamento da Kantar Media de 2022, 91% dos espectadores com mais de 60 anos consomem os canais tradicionais de televisão. Muitos dependem da antena parabólica para aproveitar a programação. Assim como Dona Maria das Graças Mendes Barros, uma das beneficiadas pela troca gratuita do aparelho antigo pelo novo modelo digital, que diz que não consegue ficar um dia sequer sem assistir televisão aberta.

 

Ela tem 65 anos e conta que a programação diária é sagrada e ver TV é a distração favorita desde nova. “Depois que a equipe de instalação passou aqui em casa o sinal está uma benção, uma coisa linda. Eu não posso ficar sem minhas novelas! Não perco um capítulo e agora a imagem está uma maravilha! Não tenho do que reclamar, estou vendo até canais que nem sabia que existia”, comemora a aposentada.


Dona Maria ainda faz questão de ressaltar que sem a iniciativa Siga Antenado não teria condições de arcar com os custos tanto do equipamento, quanto da instalação. “Fiquei muito feliz, porque a situação está cada vez mais difícil para o nosso bolso”, explica. Afinal, o aparelho e a instalação custam por volta de R$ 1.000,00 no mercado. 

 

A troca é necessária porque a tecnologia de telefonia móvel 5G, que está avançando pelo país, opera na mesma faixa de frequência da parabólica tradicional, conhecida como Banda C. O que pode acarretar chuviscos, ruídos e quedas de sinais e até a parada repentina de vários canais. 

 

Instalação gratuita

 

Dona Maria participa de um dos programas sociais do Governo Federal, um dos requisitos para ter direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. Os critérios para conseguir o agendamento são: fazer parte de programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter a antena parabólica tradicional instalada e em funcionamento. Para saber se podem recorrer ao benefício, os interessados precisam entrar em contato com a Central de Atendimento da Siga Antenado através do telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br. Aí é só seguir o passo a passo abaixo: 

 

1º passo: Acesse o site sigaantenado.com.br; ou ligue para o número 0800 729 2404, que também funciona como WhatsApp.

2º passo: Informe seu número de CPF ou do NIS (número de Identificação Social).

Se você fizer parte de algum programa social do Governo Federal, poderá continuar respondendo o formulário.

3º passo: Responda as próximas perguntas do formulário.

Se você estiver dentro dos critérios obrigatórios – estar inscrito no CadÚnico e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando – será direcionado para o chat e poderá escolher o melhor dia para que um dos técnicos da Siga Antenado vá até a sua casa para fazer a instalação do kit.

Criada por determinação da Anatel, a Siga Antenado é responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku).

 

Fabrício Rocha

Nexo Comunica

fabricio.rocha@nexocomunica.com.br

+55 21 97091 5858

jornalresgate