Oficina de automaquiagem encanta mulheres em comunidade indígena de Aracruz

Fotos: Divulgação Senac-ES


Oficina de automaquiagem encanta mulheres em comunidade indígena de Aracruz


A comemoração do Dia dos Povos Originários, em 19 de abril, foi repleta de empoderamento e aprendizado na Aldeia Irajá, em Aracruz. O Senac Espírito Santo realizou na tarde de sexta-feira uma oficina gratuita de automaquiagem para nove mulheres pertencentes a comunidade indígena do norte do Estado.  

A ação, denominada “Valorizando nossas raízes: celebrando os povos originários”, ensinou técnicas de maquiagem que respeitam e valorizam seus traços culturais. A atividade ofereceu novas habilidades para as participantes e promoveu um diálogo intercultural, ressaltando a diversidade étnica presente no Espírito Santo.

A Maria Luiza Tupiniquim, de 22 anos, foi uma das participantes da ação. Ela relata como foi a experiência, ao se olhar no espelho, após o resultado final. “Foi maravilhoso. Eu estou me sentindo uma mulher linda. Esse conhecimento é valioso para que nós, mulheres, que muitas vezes estamos com a autoestima baixa possamos nos elevar novamente e alcançar o bem-estar”, afirmou.

O Instrutor Renan Alves comentou contou como foi a experiência de ensinar as técnicas de maquiagem para as mulheres da aldeia. “Foi um momento único. Para mim, foi de grande valia poder dividir um pouco do meu conhecimento com a população indígena e fazer essa troca de vivências. Esse intercâmbio é especial e precisa acontecer mais vezes”, explicou.

A Coordenadora de Educação Profissional do Senac em Linhares, Lazarela Guasti, comentou a ação. “O projeto ‘Valorizando Nossas Raízes’ é uma oportunidade para as mulheres indígenas de Irajá se expressarem e fortalecerem suas tradições. É essencial reconhecer e celebrar a riqueza das heranças dos povos originários, que são parte integral da nossa identidade nacional.”, disse.

Categorias

jornalresgate