Musicalização infantil: Guitarrista e professor Jura Fernandes lança livro que conta histórias com música

“O Som da História”, título da obra, reúne 10 atividades musicais e conta com participações como Amaro Lima e Fred Nery (Macucos)

 

Aquecimento vocal que virou nome de planeta; abelha dentro do disco voador; som dos animais a partir do canto; criatividade. É isso mesmo. Todo esse universo fantástico faz parte do livro O Som da História, trabalho do músico, guitarrista, professor e compositor capixaba Jura Fernandes que será lançado no próximo dia 29 de junho.

 

A obra é voltada para crianças – principalmente entre 1 e 5 anos –  e se propõe a ser ferramenta educacional para pais, mães, professores de musicalização infantil e demais educadores. O projeto reúne 10 histórias, 10 textos, 10 atividades musicais, desenhos diversos e 10 músicas que cantam cada história.

O lançamento oficial da obra, no dia 29, ocorre na Fames (Faculdade de Música do Espírito Santo), às 20 horas. O evento contará com venda de exemplares, assinaturas, sorteio de 10 livros para os participantes e mais. Além disso, Jura preparou quatro workshops sobre musicalização infantil para ensinar sobre o tema e falar sobre o livro durante o mês de junho.  

 

Para o público, a obra vem acompanhada de um CD com todas as canções, as quais recebem participações especiais de cantores e compositores que fizeram história no Espírito Santo, como Fred Nery (Macucos) e Amaro Lima. Participam também do projeto nomes como Jefinho Faraó, Barol Beats, Manfredo, Vinícius Caranguejo, Izar, Nano Vianna, João Fernandes, Bruno Havengar, Grácia Maria, Saulo Santos e Márcio Gobbette.  

 

Interessante é que Jura, produtor musical do projeto, observou a história da música capixaba e seus atores para o processo de musicalização. Na participação de Amaro Lima, claro, a criançada vai aprender e se divertir na batida do Congo. Já com Jefinho Faraó, o funk é o ritmo. Assim como a produção traz o reggae (com um pouco de forró) para a parceria com Fred, e passeia pelo rock quando a dobradinha é com Nano Vianna.

 

É música, diversão e aprendizado.

 

Os desenhos da obra “O Som Da História” também ganharam toque especial. Foram desenvolvidos pelo designer francês Vincent Bar, parceiro antigo de Jura em outros voos musicais – o designer já desenvolveu trabalhos para a banda Casaca, por exemplo, grupo cujo Jura é um dos fundadores.      

 

Jura Fernandes entrou como educador musical no universo infantil durante seus estudos na Fames. Segundo o músico, ele sentiu a necessidade de conectar toda a sua história e o seu universo sonoro à criançada.

 

“Também percebi que não havia uma produção vasta nesse sentido aqui no Espírito Santo. Um material que auxiliasse músicos e professores, fosse um guia e  um aliado no processo de musicalização infantil. Acredito que atingimos esse resultado agora, com muito carinho e criatividade”, comemora Jura. 

***

 

História musical de Jura – Natural de São José dos Campos e capixaba de alma, Jura Fernandes mantém, desde 1995, relação espiritual e sonora com o Congo e a Barra do Jucu. E é um dos fundadores da banda Casaca. Apesar de ter a guitarra como principal instrumento, os elementos percussivos sempre influenciaram seu som.

 

Jura tem em seu currículo participação em 12 discos, dos quais quatro são do Casaca – “Casaca”, “Na Estrada”, “Ilha” e “No Tambor, na Casaca e na Guitarra”. Também gravou trabalhos autorais, como o “Jura Que É Forró” e o “Special Gig”, além de ter tocado as guitarras no álbum do Bloco Surpresa, do Carnaval de 2013. O músico, além de desenvolver seu trabalho solo, toca guitarra e viola no Forró Bemtivi.

 

Jura também já se apresentou por dois anos na França, como guitarrista e cavaquinista, em casas de show renomadas mundialmente, a exemplo da “Blue Note”. Durante a carreira, o multi-instrumentista teve ainda participações em canais como a MTV e programas como o de Serginho Groisman.

***

Serviço: Guitarrista e professor Jura Fernandes lança livro que conta histórias com música 

– Título da obra: O Som da História

– Conteúdo: 10 atividades musicais, 10 canções para crianças, desenhos e aventuras em 24 páginas

– Lançamento: 29 de junho, na Fames

– Horário: 20 horas

– Tema: Musicalização Infantil

– Público: Professores, pais, mães e educadores diversos

– Instagram O Som da História: https://www.instagram.com/livroosomdahistoria/ 

Assessoria de Imprensa: Felipe Izar 

Categorias

jornalresgate