MPT na Escola: alunos da rede municipal são premiados

Texto: Laiz Fidalgo
 
Foto: assessoria
 

Sensibilizar a sociedade sobre temas relacionados à proteção do direito de crianças e adolescentes e, ao mesmo tempo, valorizar e reconhecer o talento de alunos e educadores. Essa é a proposta do Prêmio MPT na Escola, uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério Público do Trabalho, que, neste ano, contemplou 19 unidades de ensino da rede municipal de Vila Velha, somando cerca de três mil alunos envolvidos. 

O ápice do projeto será realizada na quinta-feira (21), às 13h30, na Estação Cidadania, em Ilha das Flores. Nessa fase, acontece a seleção e premiação dos melhores trabalhos artísticos e culturais produzidos pelos alunos. As escolas selecionam as produções que se destacaram por categoria (contos, poesia, música e desenho) e por faixa etária (4º e 5º ano / 6º e 7º ano / 8º e 9º ano).

Após, uma comissão da Secretaria Municipal de Educação seleciona os melhores trabalhos de todas as unidades para concorrer ainda ao prêmio estadual, que acontece no dia 9 de outubro, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho. As produções premiadas concorrem ainda à premiação nacional, cujo resultado será divulgado no dia 12 de outubro. 

De acordo com a coordenadora de projetos de setor de Saúde, Educação e Prevenção, Juliana Coutinho, o MPT na Escola é executado em duas etapas. “Inicia com a formação de professores e responsáveis pela execução do projeto nas escolas. Em seguida, as unidades recebem as cartilhas, e os estudantes começam a produzir os trabalhos. Essa fase final, de culminância e premiação, é a grande festa de fechamento para reconhecer a dedicação de todos com a iniciativa”, salientou.

Os temas abordados na edição 2023 foram: grupo 1 (4º e 5º anos) – erradicação do trabalho infantil; grupo 2 (6º e 7º anos) – aprendizagem profissional; grupo 3 (8º e 9º anos) – segurança e saúde nas escolas e no trabalho.

www.vilavelha.es.gov.br

Categorias ,

jornalresgate