Jogue o lixo no lixo e proteja os coletores também no Carnaval
Jogue o lixo no lixo e proteja os coletores também no Carnaval.
Por Heberton Silva
Fotos Claudio Postay
O período de Carnaval não significa descuido com o lixo pela cidade. Os trabalhadores da Secretaria Municipal de Serviços (Semserv) irão atuar em todos os dias de folia, com varrição, capina, entre outras ações de limpeza pela cidade.
Também não é motivo para não se preocupar com o trabalho dos coletores de lixo e funcionários de associações de catadores de materiais recicláveis. É fundamental que as embalagens cortantes estejam bem embaladas para não ferir as mãos desses trabalhadores.
O serviço de recolhimento de lixo é essencial e não é interrompido nem no Carnaval. Para proteger os trabalhadores, a dica é embalar com jornal ou colocar em uma caixa objetos de vidro, latas, palitos de churrasco e itens pontiagudos, por exemplo. O coletor, na correria do dia a dia, precisa ficar atento ao trajeto do caminhão de lixo e, muitas vezes, não pode analisar o produto que está pegando nas mãos para manuseá-lo com cuidado.
Uma outra ideia é identificar o saco de lixo com algo escrito “cuidado, vidro”, “objeto cortante”, entre outros avisos. Outra atitude que pode ser tomada é separar o objeto cortante em uma sacola separada, selada com fita adesiva e identificada, ou colocá-los em garrafas pet bem fechadas.
Vale ressaltar que o morador precisa ficar atento ao horário correto de coleta de lixo, para que eles não fiquem muito tempo nas lixeiras ou nas ruas, mantendo assim, uma cidade cada vez mais limpa