Forças de segurança discutem estratégias para a Festa da Penha
Forças de segurança discutem estratégias para a Festa da Penha.
Representantes das forças de segurança, do judiciário e das secretarias municipais de Vila Velha participaram do encontro mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal de Vila Velha (GGIM), na manhã desta quinta-feira (07/03). O tema central da reunião foi a preparação para a Festa da Penha, que terá início em 31 de março e contará com grande programação durante o Oitavário.
O prefeito Arnaldinho Borgo liderou a reunião e assegurou que a cidade está pronta para sediar o evento.
“Esta é a maior celebração religiosa do Espírito Santo e a terceira maior festividade Mariana do país. Com a participação de milhões de pessoas, é necessário um planejamento cuidadoso para garantir a segurança de todos. Este ano, os fiéis terão um reencontro com o Parque da Prainha completamente renovada e pronto para recebê-los. Mas além disso, os romeiros encontrarão a Avenida Carlos Lindenberg nova, efetivo da Guarda maior, equipes ainda mais preparadas para os dias da nossa padroeira”, enfatizou.
O secretário de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes, destacou a importância de um planejamento prévio. “Reunimos autoridades e diversos órgãos para ajustes finos em relação às demandas operacionais e administrativas que serão implementadas durante a Festa da Penha”, afirmou.
A comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, abordou o efetivo que será mobilizado durante todo o evento. “Teremos patrulhamento por moto, a pé e com viaturas. Nosso efetivo será reforçado em todos os dias da festa. No dia da Romaria dos Homens, teremos 220 agentes da Guarda Municipal de prontidão. Além dos nossos agentes, outras forças de segurança do município também estarão presentes”, explicou.
Além do patrulhamento durante a Festa da Penha, a comandante da Guarda detalhou as interdições viárias pela cidade, visando principalmente à segurança dos romeiros.
“Durante o trajeto dos romeiros, especialmente na Romaria dos Homens, algumas ruas serão temporariamente fechadas para a passagem dos fiéis. Essas interdições serão gradualmente liberadas. Essas medidas são necessárias para garantir a segurança dos romeiros”, explicou Landa Marques.