Festival Parque Aberto recebe oficina de confecção de instrumentos de materiais recicláveis e apresentações musicais

Neste domingo (29), a programação conta com apresentação dos artistas Douglas Lopes e Diego Ardisson, e com a oficina do percussionista Kastanha.

O Festival Parque aberto deste domingo (29) recebe shows musicais e uma oficina de confecção de instrumentos de materiais recicláveis, ministrada por Kastanha. A música fica por conta de Douglas Lopes, com hits que o fizeram alcançar a marca de mais de um milhão e meio de streams e visualizações nas plataformas digitais, e com Diego Ardisson, que mistura a sonoridade da rua, do mar, da mata e muito mais.
Ao todo, serão disponibilizados 2.500 ingressos gratuitos na plataforma Sympla, a partir do meio-dia desta terça-feira (24). Clique aqui (link) e garanta o seu – lembrando que é necessário ter uma conta cadastrada no Sympla para conseguir acesso aos ingressos, limitados a duas unidades por CPF. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.

Apresentações culturais
Percussionista e Educador Cultural, Kastanha traz ao Parque Cultural uma oficina que propõe a desenvolver as capacidades cognitivas e musicais de crianças, adolescentes e adultos por meio do trabalho com instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis. Com inscrições feitas na hora, a oficina tem duração de 40 minutos e é indicada para todas as faixas etárias.
Já o cantor Douglas Lopes, indicado em 2022 como Melhor Artista no Prêmio da Música Capixaba, apresenta seu show “A Fogueira”, trazendo hits do artista, com uma banda completa, além de um convidado especial: o acordeonista Chico Chagas, conhecido mundialmente por seu trabalho autoral e com inúmeras gravações e shows de artistas renomados.
O show é baseado em seu álbum homônimo, lançado em 2021, com grande alcance de público no Spotify, que conquistou fãs dentro e fora do Brasil. “Tanto o álbum quanto o show foram pensados para contar história e canções em torno da fogueira, como em uma roda de amigos”, afirma Douglas Lopes.
O evento ainda conta com a apresentação do artista Diego Ardisson, de Cachoeiro de Itapemirim. O show traz momentos de rap com beats e samples, voz e violão, bastante R&B e até um surf music, com muita música autoral e convers selecionados entre as influências do artista, que vão desde a bossa nova até a música do sertão nordestino.

Esculturas

Divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, as produções foram realizadas por 17 artistas do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. São trabalhos resultantes do edital lançado em 2023 para selecionar propostas artísticas, visando às exposições permanentes e temporárias do parque.

Além de se adaptarem à área externa natural do parque, totalizando 26 obras, as produções se correlacionam e difundem trabalhos de artistas locais e nacionais, contribuindo para os campos das artes visuais, do meio ambiente e da tecnologia.

O parque

Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo – que reúne hoje 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.
Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque Cultural Casa do Governador tem sua infraestrutura compartilhada pela Secult e pela Secretaria do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.

Dica: Aconselhamos levar cadeiras ou cangas para uso durante o evento.


Regras do parque

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:

Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente na garagem do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), próximo ao parque;
Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;
A entrada no parque será permitida até as 12 horas;
A permanência no parque será até as 13 horas (encerramento do evento);
O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda.
É proibido retirar plantas do parque;
É proibido fumar no local;
É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
Não é permitido usar área da praia;
É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque;
Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.


Serviço:
Festival Parque Aberto
Quando: 29/09 (domingo)
Horário: a partir das 9 horas
Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla (link).

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Categorias

jornalresgate