Festival Parque Aberto recebe homenagem aos compositores capixabas neste domingo (24

OParque Cultural Casa do Governador recebe shows com as artistas Luiza Dutra e Gardenia Marques.

 No próximo domingo (24), o Festival Parque Aberto recebe uma programação voltada às composições produzidas por artistas do Estado do Espírito Santo, com shows que homenageiam os compositores capixabas de nascença e por escolha. O festival acontece no Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha.

 

O evento conta com apresentações das artistas Luiza Dutra e Gardenia Marques, que trazem setlists que exploram as canções da MPB, produzidas por capixabas, tanto as que marcaram nossa história, quanto as que vêm movimentando nosso cenário atual, buscando valorizar nossa música e cultura, além de relembrar suas raízes e oferecer novas razões para fortalecer nosso orgulho e sentimento de pertencimento.


Ao todo, serão disponibilizados 2.500 ingressos gratuitos na plataforma Sympla, a partir do meio-dia desta terça-feira (19). Clique aqui e garanta o seu – lembrando que é necessário ter uma conta cadastrada no Sympla para conseguir acesso aos ingressos, limitados a duas unidades por CPF. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.


Apresentações culturais

Iniciando o evento, Luiza Dutra convida o público do Festival Parque Aberto a se conectar por meio da música. O show, acompanhado por Geremias Rocha no teclado, tem um repertório repleto de letras sensíveis e apresenta uma diversidade de ritmos, com músicas autorais e releituras de músicas que inspiraram a trajetória da artista.

 

Cantora e compositora capixaba, Luiza Dutra começou a atuar profissionalmente na música em 2018 e se destacou por suas participações em reality shows musicais, em que representou o Espírito Santo cantando MPB. Em 2024, lançou seu primeiro álbum, intitulado “Meu Canto”, que também dá nome ao seu show, e foi realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital da Secretaria da Cultura (Secult).

Logo em seguida, o palco do Parque Cultural dá as boas-vindas à Gardenia Marques, com um repertório que homenageia ícones da música do nosso Estado. Entre o repertório da apresentação estão composições de nomes, como Sérgio Sampaio, Roberto Carlos, Jair Amorim, Maurício de Oliveira, Chico Lessa, Tina Tironi, Banda Manimal, Alberto Gino, Grupo Moxuara, Andrea Ramos, Babi Vaccari, Alvinho Assunção e Zé Antônio Monteiro, e da própria Gardenia Marques, em parceria com Fábio Teixeira (Grupo Imã).

 

Venha curtir com a gente uma verdadeira homenagem às nossas raízes capixabas e aos artistas que fizeram e fazem parte da construção da nossa cultura.



Esculturas

Divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, as produções foram realizadas por 17 artistas do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. São trabalhos resultantes do edital lançado em 2023 para selecionar propostas artísticas, visando às exposições permanentes e temporárias do parque.

Além de se adaptarem à área externa natural do parque, totalizando 26 obras, as produções se correlacionam e difundem trabalhos de artistas locais e nacionais, contribuindo para os campos das artes visuais, do meio ambiente e da tecnologia.

O parque

Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo –, que reúne atualmente 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.

Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque Cultural Casa do Governador tem sua infraestrutura compartilhada pela Secult e pela Secretaria do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.

Dica: Aconselhamos levar cadeiras ou cangas para uso durante o evento.

Regras do parque:

Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
 

  • Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente na garagem do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), próximo ao parque;
  • Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;
  • A entrada no parque será permitida até as 12 horas;
  • A permanência no parque será até as 13 horas (encerramento do evento);
  • O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda.
  • É proibido retirar plantas do parque;
  • É proibido fumar no local;
  • É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
  • Não é permitido usar área da praia;
  • É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
  • É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque;
  • Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.

 

Serviço:

Festival Parque Aberto

Data: 24 de novembro de 2024 (domingo)

Horário: A partir das 09 horas

Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha.

Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla.

*

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
secultjornalismo@gmail.com / maes.comunicacao@secult.es.gov.br

 

Categorias

jornalresgate