Festival de Música sem Fronteiras da Fames celebra diversidade e inclusão

 
Festival de Música sem Fronteiras da Fames celebra diversidade e inclusão.

Apresentações de grupos formados por estudantes e professores da Fames acontecem no Teatro Glória e na Ufes.

Acontece nos dias 24 e 25 de outubro, respectivamente, no teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e no Teatro Glória, a segunda edição do Festival de Música sem Fronteir noas, uma realização da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

Durante os dois dias, serão apresentados concertos de grupos formados por professores e estudantes da instituição, com repertórios eruditos e populares. “Será uma mostra da diversidade musical presente entre os artistas da faculdade e os resultados dos intercâmbios criados por eles durante a vida acadêmica”, explica o diretor da Fames, Fabiano Araújo.

Aproximadamente, 60 músicos vão se revezar durante as duas noites de evento, contemplando diferentes abordagens musicais utilizadas para formar grupos e repertórios representativos na música.

Confira a programação:

24 de outubro, 20h, no Teatro da Ufes

Coro de Trombones da Fames: Os grupos reúnem os praticantes do instrumento na faculdade, com o objetivo de proporcionar a vivência e o aprimoramento técnico-musical por meio de um repertório variado e próprio do trombone, além de oferecer ao público um espetáculo que contempla a música erudita e popular.

Bone Vix (quarteto de trombones): Formado pelos estudantes Ricley Ribeiro, Pedro Santos, Gabriel Miranda e Matias Rangell, o quarteto interpreta obras de diversos compositores com aranjos adaptados ao instrumento.

Banda Sinfônica da Fames: Criada em 2007, a Basf tornou-se um núcleo que trata da excelência da música para sopros no Estado. Ao longo dos anos ocorreram ampliações no seu formato inicial e, atualmente, essa prática atende à grade curricular da Fames como disciplina obrigatória em oito períodos do curso de bacharelado para sopros e percussão.

Sob a coordenação e regência do maestro Fellipe Carnaúba, o grupo caminha em harmonia com os ideais da atual gestão, educando com responsabilidade e acreditando, sobretudo, na disseminação da cultura musical e na construção da cidadania.

 

25 de outubro, 19h30, no Teatro Glória

Los Panas: Grupo de estudantes e professores da Fames, que tem como foco o resgate e a divulgação da diversidade da cultura do continente latino-americano, por meio das canções e músicas que representam a genuína identidade latina. No repertório, obras ícones no gênero, como Compay Segundo (Cuba), Natalia Lafourcade (México) Ángel Aníbal Rosado (Peru), entre outros.

Orquestra Kuña: Ou “cunhã”, que significa “mulher” em tupi-guarani, o grupo exclusivamente feminino é formado por aproximadamente 20 estudantes de música nos mais variados instrumentos, além de cantoras. O grupo foi criado visando marcar a posição das mulheres como protagonistas na música. “É de grande importância para a instituição e para a sociedade expor a representatividade feminina no espaço artístico, uma presença que impulsiona o empoderamento e inspira novas gerações de mulheres na música”, destaca a professora Raquel Abreu.

 

Serviço:

Festival de Música Sem Fronteiras

Coro de Trombones e Quarteto de Trombones da Fames

Banda Sinfônica da Fames

Data: 24 de outubro

Horário: 20h

Local: Teatro da Ufes

Entrada Franca


Los Panas

Orquestra Kuña

Data: 25 de outubro

Horário: 19h30

Local: Teatro Glória

Ingressos: a partir de R$10

 
Categorias

jornalresgate