​Feira Conexão Ciências ES recebe mais de sete mil pessoas em três dias

Texto: Cláudio Figueiredo
Foto: Adessandro Reis

Após três dias de programação intensa, compartilhamento de informações, troca de experiências e apresentações diversas, incluindo apresentações artísticas e musicais, novidades tecnológicas, debates, palestras, painéis, e sessões de pich e networking, chegou ao fim a feira Conexão Ciência ES, em Vila Velha. O evento – que recebeu um público estimado de mais de sete mil pessoas, incluindo alunos de 23 escolas municipais e estaduais – começou na última segunda-feira (30) e terminou nesta quarta (1°) –, no estacionamento do Boulevard Shopping.
 
“Durante a feira, Vila Velha se tornou o principal polo de inovação tecnológica do Espírito Santo. Foi uma excelente oportunidade de promovermos a integração entre pesquisadores, estudantes, professores, técnicos, empreendedores do setor de tecnologia, representantes de startups e hubs de inovação, além de órgãos públicos e privados. Conseguimos mostrar como a tecnologia pode ajudar a conectar pessoas e melhorar a vida de todos. Conseguimos vislumbrar novas possibilidades e lançar as sementes da cidade inteligente do futuro, que já estamos construindo a partir de hoje”, avaliou o prefeito Arnaldinho Borgo.
 
Estrutura e programação
 
A feira Conexão Ciência ES também fez parte da agenda do Governador do Estado, Renato Casagrande, e de vários secretários de Estado, subsecretários, secretários municipais, deputados, vereadores, dirigentes sindicais, líderes setoriais e empresários, que estiveram visitando os 70 estantes, onde 100 expositores puderam apresentar seus produtos e serviços aos visitantes.
 
A feira já começou em ritmo puxado. No primeiro dia – segunda-feira (30) – houve o lançamento do Ranking Nacional do Fundo Soberano, visitação aos estandes e sessões de networking e pitch com startups selecionadas que apresentaram ideias inovadoras. O presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, ministrou palestra sobre o tema Espírito Santo, Estado da Inovação, que atraiu a atenção de um grande número de pessoas.
 
Ainda na segunda, dois painéis importantes foram realizados: um com o subsecretário de Estado da Educação, Marcelo Lema, sobre o tema A Importância da Educação para Inovação; e outro, sobre o tema Resgatando e Fortalecendo a Inovação no ES, com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Formação Profissional, Bruno Lamas, com a participação especial de Andrea Simões (representante da ArcelorMittal); Richardson Schmittel (representante do Senac e da Fecomércio); André Romero (da Findes) e diretores do Sebrae; Ufes; e Ifes.
 
A programação contou ainda com muitas atividades no palco externo, principalmente apresentações artísticas e culturais de alunos do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho e de crianças e adolescentes do município de Vila Velha que participam do projeto social Orquestra do Instituto Artes sem Limites.
 
Já no segundo dia do evento, na terça-feira (31), um dos principais momentos foi o lançamento do projeto Economia do Mar e a realização de um painel com diversos especialistas do segmento, que também participaram do seminário “Acesso ao Investimento e à Inovação Tecnológica para Micro e Pequenas Empresas”. Além de sessões de pich de startups, houve apresentação artística e cultural de alunos do CEET Vasco Coutinho e show de encerramento com o cantor Lula Di Vitória.
 
E no terceiro e último dia da feira, nesta quarta (1°), um dos principais momentos foi o painel Posse da Governança do Ecossistema de Inovação de Vila Velha, apresentado pelo grupo Conexão Canela-Verde. Além disso, foram proferidas três palestras no total: uma sobre Inovação no Turismo do ES, com técnicos da Secretaria de Estado do Turismo; outra sobre Cidades Inteligentes, com o coordenador do curso de pós-graduação em Cidades Inteligentes da Universidade Aberta Capixaba (Unac), Everlam Montebeller; e uma última sobre Políticas Públicas Priorizadas no SIMAPP, proferida pelo presidente do Instituto Jones dos Santos Neves Pablo Lira.
 
Encerramento
 
O evento – que ocupou uma área coberta de dois mil metros quadrados, com estrutura completa, banheiros e praça de alimentação – foi também bastante movimentado no encerramento, com muito networking, visitas aos estandes e apresentações culturais. A programação envolveu, ainda, painéis sobre Inovação na Saúde, com representantes da Fundação Inova Capixaba, e sobre Internet Segura para Adolescentes, com Eduardo Pinheiro Monteiro.
 
A apresentação do We Beelive Hub; a sessão de pich de startup, a apresentação artística e cultural do CEET Vasco Coutinho; o painel Fortalecimento do Empreendedorismo na Inovação; e o desfile de moda em realidade virtual do CEET Vasco Coutinho e o painel Fortalecimento do Empreendedorismo na Inovação marcaram o encerramento da Feira Conexão Ciência ES, em Vila Velha.
 
Confira alguns dos expositores do evento:
 
INSTITUTO JONES DOS SANTOS NEVES
HUB ES +
ES EMPREENDEDOR
FUNDAÇÃO INOVA ES
INMA
ORCAN MAIS AUTONOMIA
BUS TECH
WEBELIEVE HUB
TEC TRILHA
UPCITIES
INSTITUTO MELLIUS – TUIN
CITTIZEN
EDUKANET
CUFA ES
BBUTTON VENTURES
MEDTI TECNOLOGIA EM MEDICINA S.A.
INCUBADORA PROSPERAS
JUSFAVELAS
JADE AUTISM
VALE DOS ORNITORRINCOS
TEC TRILHA
UPCITIES
KLUMIE
ESPAÇO EMPREENDEDOR – UFES
LAB POP – UFES
UNIVERSIDADE VILA VELHA – UVV
SEDU
FAESA
ICPE
SETUR
CDC
SECTI
PMVV
UNAC
CERVEJARIA  ELSE
CERVEJARIA BIG STEP
CEET EMILIO NEMER
CEET TALMO LUIZ SILVA
CEET VASCO COUTINHO:
– GASTRONOMIA
– PRODUÇÃO DE MODA
– MODELAGEM E VESTUÁRIO
– JOGOS DIGITAIS
– REDE DE COMPUTADORES
– LOGÍSTICA
– EVENTOS
– AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

jornalresgate