Estudantes de escola municipal participam de aula com a Defesa Civil

 
Texto: Rúbia Medina
Foto: Assessoria
 

Cerca de 30 crianças, da UMEF Rubem Braga, de Boa Vista II, tiveram aula com a Defesa Civil, na manhã desta sexta-feira (26/01). A instrução foi ministrada na Arena de Verão, na Praia da Costa, uma iniciativa da Prefeitura de Vila Velha.

As crianças aprenderam a diferença entre enxurrada, enchente, inundação. Além disso aprenderam sobre a diferença entre os relevos. Para ajudar na aula, os agentes Municipais de Proteção e Defesa Civil montaram uma maquete na areia da praia para passar a informação de forma lúdica.

“A maquete foi necessária para facilitar o aprendizado. Queremos que as crianças aprendam como agir. Elas precisam saber para quem ligar e como se salvar em situação crítica. Mostramos através da maquete o que é uma inundação, enxurrada, alagamento, etc.”, explica o subsecretário de Proteção de Defesa Civil Afonso Belenda.

As crianças adoraram o aprendizado. “Gostei demais da aula. Eles foram explicando e demostrando como acontece através das maquetes. Não sabia a diferença em alagamento e inundação. Agora aprendi e não vou mais esquecer”, afirma Mannuely Antônia, de 10 anos.

O Secretário de Proteção e Defesa Social, coronel Marcelo D’Isep, ressalta a relevância das instruções para as crianças, especialmente aquelas que residem em áreas de risco. “Esses ensinamentos são de extrema importância, pois muitas crianças vivem em regiões vulneráveis e precisam saber identificar os riscos e como agir nas situações de perigo”, afirma.

A Instrução faz parte do projeto do Projeto Bom Peixinho, do Corpo de Bombeiros Militar. “O período de férias escolares é o período que mais acontecem afogamentos de criança. Esse projeto visa ensinar a essas crianças sobre o perigo do mar e da piscina. Além das aulas sobre afogamento, incluímos a aula com a Defesa Civil. É importante eles aprenderam sobre o papel da Defesa Civil e como deverão se comportar mediante uma situação crítica”, afirma Capitã Gabriela do Corpo de Bombeiros Militar.
 
Bom Peixinho

Os estudantes integram a primeira turma do Projeto Bom Peixinho, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com a Prefeitura de Vila Velha, com o objetivo de educar sobre os riscos do afogamento e proporcionar maior segurança à população capixaba.
 
As aulas começaram nesta segunda-feira (22) e seguem até fomingo (28/01), e a turma já foi formada por alunos com idade entre 9 e 12 anos. O projeto é um curso do tipo colônia de férias, com a promoção da cultura da prevenção a afogamentos e incidentes aquáticos, por meio de atividades lúdicas e orientadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, com o apoio de outras instituições.

Todos os inscritos receberam uniformes personalizados do projeto e alimentação diária, totalmente gratuitos. Parte da programação do projeto acontece na Arena Verão de Vila Velha, montada na Praia da Costa, na avenida Antônio Gil Veloso.

Categorias

jornalresgate