Está no ar o portal Orçamento Criança e Adolescente de Cariacica
Por Joviana Venturini
Fotos Claudio Postay
A Prefeitura de Cariacica lançou o portal Orçamento Criança e Adolescente (OCA) de Cariacica, que já está no ar. O objetivo é dar mais transparência aos investimentos que são feitos e que beneficiam a parcela da população que tem entre 0 e 18 anos.
Clique aqui e confira o portal OCA
A elaboração do OCA, que é o primeiro orçamento temático elaborado pela administração municipal, consiste em identificar os gastos do município com a criança e o adolescente, apurar o montante previsto e/ou executado com ações gerais de proteção, educação e desenvolvimento da criança e do adolescente.
Dentro do portal, o munícipe pode encontrar o orçamento total do munícipio e o que foi investido em iniciativas que beneficiem a criança e o adolescente. São investimentos de promoção e defesa dessa parcela da população.
Além disso, também são encontrados os investimentos nos eixos da Saúde, da Assistência Social e da Educação, obedecendo o recorte populacional, seguindo a metodologia proposta pela Fundação Abrinq na publicação De Olho no Orçamento Criança.
“A promoção e a garantia dos direitos da criança e do adolescente dependem diretamente das ações do poder público, como é determinado pela Constituição Brasileira. É nas cidades, onde as famílias moram, que as crianças e os adolescentes enfrentam os desafios para seu desenvolvimento e constroem o seu futuro. Por isso temos a preocupação de cumprir esses critérios que garantam os direitos deles”, explica a secretária de Governo de Cariacica, Shymenne Benevicto de Castro.
Eixos
As ações que compõem o OCA foram definidas tendo como referência as esferas prioritárias propostas pelo documento Um Mundo para as Crianças (UNICEF, 2002) e ajustadas de acordo com os eixos de ação indicados pelo Pacto pela Paz, documento de estratégias de ação definidas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
Desse modo, as ações e despesas que compõem o OCA encontram-se agrupadas em três eixos gerais:
– Saúde: ações de promoção da saúde, saneamento, habitação e meio ambiente.
– Educação: ações de promoção da educação, da cultura, lazer e esporte.
– Assistência Social e Direitos de Cidadania: ações de promoção de direitos e proteção e assistência social.
Fonte: Site da PMC