Educação como pilar para o desenvolvimento do ES 

A inauguração da Escola Sesi de Referência, em Vitória, marca a primeira unidade do Espírito Santo e da região Sudeste.  

 

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) inaugurou, nesta terça-feira (06), a primeira Escola Sesi de Referência do Estado e da região Sudeste, localizada no bairro Jardim da Penha, em Vitória. Com investimento de R$ 37 milhões, a nova estrutura tem 6.400 metros quadrados e uma capacidade para atender até 1.800 alunos do ensino fundamental e do ensino médio, com uma infraestrutura moderna e tecnologia de ponta. 

Para a presidente da Findes, Cris Samorini, a inauguração é um marco para a educação do Estado e reforça o compromisso da Federação em oferecer um ensino de qualidade. 

A educação deve ser vista como o melhor caminho para formarmos cidadãos, de modo que eles multipliquem sabedoria, utilizem o conhecimento para cuidar das pessoas, do meio ambiente, para ter uma carreira, para construir sonhos, para desenvolver nossa cidade, estado e país”. 

Cris lembrou que a Findes, por meio do Sesi e do Senai, tem buscado cumprir o papel com a sociedade capixaba. “O nosso S carrega com ele um compromisso social gigantesco. E aqui quero lembrar que todos os investimentos que temos feito são fruto dos recursos vindos da indústria. Muitas vezes, as pessoas confundem e ficam achando que o Sesi e o Senai são mantidos com dinheiro público. Mas não! É com a transferência dos recursos das nossas indústrias que trabalhamos para transformar a vida das pessoas e desenvolver o nosso Estado”, ressaltou Samorini. 

O diretor-geral da Findes, Roberto Campos de Lima, agradeceu a todos que contribuíram, de alguma forma, para que a Escola fosse entregue hoje. “Quero dizer aos alunos que essa entrega é para vocês. Preparamos um projeto pedagógico potente, capacitamos professores e gestores, e trouxemos as melhores tecnologias para as salas de aula. Além da prática, queremos que os alunos desenvolvam competências socioemocionais e saiam preparados para o mercado de trabalho”, disse.  

Representando a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o diretor de Operações do Sesi, Paulo Mól, relembrou quando o projeto da Escola Sesi de Referência iniciou. “Tivemos o desafio de propor um programa que tornasse o Sesi a maior escola de todas. Aí, surgiu a Escola Sesi de Referência, que não é só uma instalação física, é o material didático, as tecnologias, a formação pedagógica, as salas de aulas temáticas. Espero que essa escola aqui se comunique com a comunidade ao redor, com o setor público e faça diferença da educação do Estado.” 

“Educação é o caminho para ampliar o desenvolvimento do Estado”, frisou o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, durante a solenidade. “Nós temos um Estado muito bem organizado, que precisa gerar oportunidades, e o caminho é a educação.  Queremos um Estado próspero para a população. Precisamos gerar oportunidades de qualificação profissional para que todos sejam inseridos no mercado de trabalho. Parabéns Findes e Sesi, por essa iniciativa na educação”. 

Para o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos, o Espírito Santo é uma referência de educação no país. “O ensino público e privado devem andar de mãos dadas para oferecermos uma educação de qualidade para a sociedade capixaba”, afirmou. 

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Ângelo, destacou que os investimentos realizados pelo Sesi/Findes colocam a Escola de Referência como um modelo para o Estado.  “Hoje, ver uma escola moderna e tecnológica sendo inaugurada, é satisfatório para o nosso ensino”. 

Também estiveram presentes, o vice-governador Ricardo Ferraço; a procuradora de Justiça, Maria Cristina Rocha Pimentel, representando o Ministério Público do ES; o ex-deputado Sergio Majeski; os presidentes eméritos da Findes, Helcio Rezende Dias, Marcos Guerra e Léo de Castro; os vice-presidentes da Findes Paulo Baraona, Eduardo Dalla Mura, Tom Villaschi e Luiz Carlos Azevedo; o presidente da Fecomércio, Idalberto Moro; o presidente do ES em Ação, Nailson Dalla Bernardina; o presidente do IJSN, Pablo Lira; o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas,  além de outras autoridades, representantes dos sindicatos industriais e empresários.  

Processos educativos e tecnologias inovadoras 

A unidade traz um método de ensino totalmente inovador, com foco na tecnologia, interdisciplinaridade, trânsito livre dos alunos e estímulo à criatividade. Isso facilita o acesso a recursos e ferramentas de ensino e aprendizado, tanto por professores quanto por estudantes, proporcionando novas combinações de conhecimento, necessárias para o desenvolvimento dos profissionais que o novo mercado de trabalho exige. 

O espaço tem 28 salas de aulas temáticas, também denominadas de ambientes de aprendizagem, sendo dedicadas exclusivamente para as grandes áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Ciências Humanas, contando também com sete espaços de apoio pedagógico: biblioteca, dois laboratórios de informática, um laboratório de Jogos Digitais, sala de atendimento à Educação Especial, sala Maker e sala de Robótica/Lego. 

Por meio do estímulo à investigação, conexões de ideias e criação de possibilidades, os alunos são incentivados a se apropriar do caminho e do processo, com foco no verdadeiro aprendizado e entendimento do conteúdo apresentado pelo professor. 

“A metodologia STEAM, que une ciências, matemática e engenharia, bem como artes & design, visa trabalhar, ao mesmo tempo, capacidades técnicas, lógicas e socioemocionais, também alinhadas às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, explica o superintendente do Sesi ES, Cláudio Marcassa. 

Na nova Escola Sesi de Referência, os professores são os grandes mediadores do processo e buscam incentivar os alunos a irem além da teoria. 

Para a presidente Cris, entender as necessidades das juventudes, fortalecer seus processos de escolhas e de construção do conhecimento, bem como oferecer uma infraestrutura que favoreça o processo de aprendizagem, são fatores essenciais para uma educação de qualidade. 

“De 2020 a 2023, os investimentos do Sesi e do Senai em educação chegam a quase R$ 100 milhões. Direcionamos o caminho do estudante desde a educação básica, passando pela formação profissional até chegar ao mercado de trabalho. Promovemos um ensino que transforma a vida das pessoas, melhora o ambiente de trabalho e contribui para o desenvolvimento do nosso Estado e país”, concluiu. 

 

Arena da Indústria Fábio Brasileiro 

Durante a solenidade, a presidente da Findes, Cris Samorini, fez uma homenagem à esposa, Giorgia Barros Brasileiro, e aos filhos de Fábio Brasileiro, ex-presidente do movimento empresarial ES em Ação, que faleceu recentemente. 

“O Fábio sempre foi uma pessoa que se dedicou à educação, à melhoria da infraestrutura e do ambiente de negócios no Estado. Sempre foi um grande parceiro da indústria sob vários aspectos. Muito comprometido com as pessoas, resultados e valores das empresas por onde passou, além de ter sido, ao longo de toda a sua trajetória, um profissional muito competente e íntegro”, relembrou Samorini. 

Como parte desse reconhecimento, a Findes anunciou que um espaço que está sendo construído na sede da Federação ganhará o nome do empresário: Arena da Indústria Fábio Brasileiro. 

 

Escolas Sesi de Referência 

A Escola Sesi de Referência de Jardim da Penha, em Vitória, é a quinta unidade no Brasil. Já foram inauguradas em São José dos Pinhais (PR), Maceió (AL), Paulista (PE) e Itajaí (SC). No total, serão 39 escolas de referência no Brasil. 

O Sesi ES é a maior rede de ensino privado do Estado e oferece, para seus 10 mil alunos em 12 unidades, uma educação de excelência voltada para o desenvolvimento pessoal e intelectual, sempre visando um futuro promissor no mercado de trabalho.

 


Natália Magalhães

Especialista em Comunicação

Gerência Executiva de Comunicação e Marketing – Findes

jornalresgate