EDP abre pontos para descarte de lâmpadas usadas em agências do Espírito Santo.

Em parceria com a Reciclus, concessionária disponibiliza 11 locais para coleta no estado  

  

Vitória, 09 de março de 2021 – A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, disponibilizou 11 pontos para o descarte correto de lâmpadas usadas em parceria com a Reciclus, associação que operacionaliza a logística reversa desses produtos no Brasil. Os postos de recolhimento estão disponíveis dentro das agências de atendimento presencial, nas cidades de Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Serra, Guarapari, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, São Mateus, Vila Velha e Vitória, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.    

  

Além do Espírito Santo, a concessionária disponibilizou outros 11 pontos de descarte em suas agências de São Paulo. A expectativa é recolher aproximadamente 17.600 lâmpadas tubulares e 52.800 lâmpadas compactas até o fim do ano nos dois estados. Saiba mais sobre o programa no site: https://brasil.edp.com/pt-br/reciclus.    

  

É de extrema importância que o descarte e destinação de lâmpadas queimadas seja realizado da forma correta. As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, possuem substâncias nocivas para o meio ambiente e para a saúde, como o mercúrio. Por isso, depositá-las no lixo comum é um risco, que pode ser evitado por meio do descarte adequado.  

 

A destinação correta de lâmpadas, em parceria com a Reciclus, é uma ação que reafirma o comprometimento da EDP com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – plano de ação global definido pelas Nações Unidas (ONU), para alcançar o desenvolvimento sustentável até 2030. A ação está alinhada, também, às metas e compromissos assumidos pela EDP em relação ao gerenciamento de resíduos associados à cadeia de valor do setor elétrico, e busca atender a uma demanda dos próprios clientes da empresa.  

 

“Com a adesão da população ao programa, a EDP espera contribuir positivamente para a implementação de mais uma iniciativa de Logística Reversa e Economia Circular no País, buscando reduzir o impacto ambiental e conscientizar a sociedade sobre o melhor uso de recursos naturais do planeta”, afirma Dominic Schmal, diretor de Sustentabilidade da EDP. 

Sobre a EDP no Brasil 

Presente há mais de 20 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,6 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2021 foi eleita pelo segundo ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 16 anos. 

Sobre a Reciclus 

 

A Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa) é uma associação sem fins lucrativos, que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil, com o objetivo de promover o Sistema de Logística Reversa. Atualmente conta com 106 empresas associadas, que financiam o programa, e 3.188 pontos de coleta em 710 municípios de todo o país. Desde 2017, já coletou mais de 20 milhões de lâmpadas. Os coletores são oferecidos sem custo pela própria associação, que é responsável pela operação de coleta e destinação final dos resíduos. 

 

Confira as 11 agências que possuem os coletores para descarte correto das lâmpadas:  

 

Alegre  

Av. Jerônimo Monteiro, 59, Centro  

Aracruz 

Av. Padre Luiz Perenze, 848, Centro  

Cachoeiro de Itapemirim 

Av. Jones Santos Neves, 196,Maria Ortiz  

Serra 

R. Antônio Caron, 130 Jd. Limoeiro – Carapina 

Guarapari 

R. Joaquim Fonseca, 249, Muquiçaba  

Linhares 

Av. Presidente Rodrigues Alves, 55, Colina  

Marataízes 

Av. Rubens Rangel, 1740, Cidade Nova  

Nova Venécia 

Av. Vitória, 769, Centro 

São Mateus  

R. Dr. Raimundo Guilherme Sobrinho, 661,Centro 

Vila Velha 

R. Presidente Lima, 419 – Ed. Ana Luiza, Centro  

Vitória 

Av. Cezar Hilal, 800, Bento Ferreira  

Categorias

jornalresgate