Diretor-Geral do IFES faz uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal

Instituição celebra dez anos no próximo dia oito

Em 08 de março de 2010, o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) iniciou sua história em Venda Nova do Imigrante. Para celebrar a data, o Diretor-Geral do Instituto, Aloisio Carnielli, fez uso da Tribuna Livre, na Sessão Ordinária da Câmara Municipal ocorrida ontem (03),  realizou um balanço dos dez anos que passaram e o que esperar dos próximos anos.

Aloísio iniciou a sua fala com os números da Instituição, que impressionam pela grandeza. Os principais são:

  • 192 profissionais já foram formados pelo IFES, distribuídos entre os diversos cursos oferecidos;
  • 946 alunos matriculados;
  • 150 projetos de pesquisa;
  • 215 profissionais qualificados pela incubadora;
  • 219 alunos bolsistas.

Um década cercada por desafios e vitórias. O primeiro desafio já não foi simples: chegar a Venda Nova. O Município havia realizado uma forte campanha para poder trazer o Instituto para cá e provou que era capaz de comportá-lo. Muitas pessoas e organizações lutaram para que o sonho se tornasse realidade, e a luta não foi em vão. Em 2008, as obras foram iniciadas.

No dia 24 de maio de 2010, o Ministro da Educação a época, Fernando Haddad, inaugurou oficialmente o IFES Venda Nova, porém, a autorização escrita apenas chegou em 2013.

O Diretor informou que a celebração do aniverário do IFES será no dia 09 de março, às 19h e todos estão convidados.

Planos futuros

Aloísio destacou que, apesar do IFES possuir uma estrutura consolidada, sempre há a necessidade e possibilidade de avanços e melhorias. Dentre os planos futuros, ele destacou:

  • Iniciar o Centro de Vivência, já licitado e empenhado;
  • Terceiro pavimento do Bloco 01, para ampliação dos laboratórios e o espaço reservado para o Ensino a Distância, além de receber a estação fotovoltaica;
  • Ampliação da Biblioteca, que passará a ser uma Biblioteca Pública;
  • Projeto do Café, que pretende atender a 600 famílias em todo o Estado;
  • Intercâmbio e troca de conhecimento com outros países.

Cursos de Graduação são destaques

O Diretor ainda destacou os Cursos Superiores da Instituição. Dos três cursos existentes, dois já possuem a avaliação máxima do MEC e o terceiro será avaliado esse ano. O IFES está confiante que receberá mais uma nota máxima.

Aloísio adiantou que a intenção é oferecer Mestrado na área do café, visto que é um dos pontos mais fortes do Instituto. Além disso, o IFES está atuando fortemente, junto com outras instituições e pessoas, para conquistar a Indicação Geográfica do Café das Montanhas.

“Sem cultura não vamos muito longe. A sociedade carece de uma educação de qualidade, de respeito, de tudo aquilo que você precisa ter de conhecimento para ser uma pessoa mais digna”, destacou Aloísio, “Me sinto feliz em poder retornar para esse Município, deixando pelo menos alguma coisa que a gente entende que é importante. Não só para o Município, mas para a sociedade em geral”.

O Diretor terminou a sua fala destacando que: “O IFES é nosso! Devemos devolver para a sociedade o que ela está investindo em vocês (referindo-se aos alunos do campus)”.

Os Edis agradeceram a sua presença e o parabenizaram pelo belíssimo trabalho realizado pelo Instituto junto com a equipe. A educação transforma uma sociedade, e o IFES é um ótimo exemplo de como uma instituição de ensino pode melhorar a vida de toda uma comunidade.

Por Christiane Giori Fiorio

Categorias

jornalresgate