Dia Nacional da Saúde: BRK destaca a importância do saneamento básico para a saúde pública

No Dia Nacional da Saúde, celebrado nesta segunda-feira, dia 5 de agosto, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim, destaca a importância do saneamento básico como um pilar essencial para a saúde pública. Estudos recentes realizados no Brasil mostram uma forte conexão entre o acesso ao saneamento e a redução de casos de doenças, reforçando a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura de água e esgoto.

 

Desenvolvido pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados, o estudo “Saneamento no Brasil: Impactos na Saúde e na Economia” aponta que a falta de saneamento básico ainda é um desafio significativo no país. De acordo com o levantamento, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável, mais de 100 milhões vivem sem coleta de esgoto e apenas 45% dos esgotos coletados são tratados.

A pesquisa também confirma que a ausência de saneamento adequado está diretamente ligada ao aumento de doenças como diarreia, dengue, leptospirose e infecções parasitárias. Os mais vulneráveis são as crianças menores de 5 anos, com a diarreia respondendo por 14% das mortes nessa faixa etária em áreas sem saneamento.

“Ao garantir o acesso à água potável e ao tratamento adequado de esgoto, estamos não apenas prevenindo doenças, mas também promovendo um ambiente mais saudável e seguro para todos. A BRK está comprometida com a promoção da saúde pública por meio do fornecimento de água com elevados padrões de qualidade, e com a coleta e tratamento de esgoto”, afirma o gerente Operacional da concessionária em Cachoeiro de Itapemirim, Marcos Pontes.

A BRK realiza o monitoramento da água, em várias etapas, desde a captação do Rio Itapemirim, passando pelo processo de tratamento, até a distribuição nas redes. Trata-se de um minucioso controle em todos os parâmetros físico-químicos e microbiológicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Em média, segundo ele, são realizadas 24 mil análises por mês, garantindo a segurança e confiabilidade do fornecimento de água.

Os serviços de esgoto também necessitam de uma atenção especial, pois efluentes não tratados podem contaminar o solo e a água, o que pode provocar graves problemas à saúde. A BRK realiza, de forma contínua, uma série de investimentos para coleta e tratamento na área urbana do município, evitando que 21 milhões de litros de esgoto sejam despejados in natura nos recursos hídricos.

Ao longo de 25 anos da concessão dos serviços de água e esgoto, a concessionária investiu mais de R$ 543 milhões no município, que se tornou uma referência nacional. Entre as principais realizações, estão a modernização e a ampliação de sete Estações de Tratamento de Água (ETAs), que respondem pela produção diária de 36,2 milhões de litros de água para abastecimento da área urbana; e a implantação de mais de 280 quilômetros de novas redes de água, que contribuíram para a redução do índice de perdas de água para 23,4%, bem abaixo da média nacional (37,78%).

 

Os avanços compreendem também a construção e a operação de 11 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), na sede e em todos os distritos; e a implantação de mais de 260 quilômetros de redes coletoras, coletores-tronco e interceptores. Atualmente, Cachoeiro possui mais de 99% da sua população urbana abastecida com água potável, e 98% do esgoto gerado é coletado e tratado, índices superiores aos estabelecidos pelo Marco do Saneamento Básico.

 

Como resultado, Cachoeiro é o único com nota 10 no Ranking Capixaba de Saneamento Básico 2024, estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES). No levantamento, que está em sua quarta edição e analisa os dados de todos os 78 municípios do Estado, Cachoeiro ficou na primeira colocação desde o primeiro ano.

 

 
 
 
Rita Diascanio
Diretora Executiva • Contatus Comunicação
contatus.com.br
 
Categorias

jornalresgate