Clube do Vinil leva interação e musicalidade aos CRJs de Vitória e Cariacica

Clube do Vinil leva interação e musicalidade aos CRJs de Vitória e Cariacica.

Vários Centros de Referência das Juventudes (CRJs) tem recebido, desde fevereiro, o projeto “Vinil nos CRJs: A Música Negra em Destaque”, uma residência artística com interatividade, discotecagem em vinil e apresentações musicais.

As próximas residências serão realizadas no CRJ Território do Bem, em Itararé, Vitória, no dia 10 de maio, e no CRJ Flexal, em Flexal, Cariacica, no dia 17, encerrando o ciclo de 7 apresentações nos CRJs da Grande Vitória.

O projeto dá ênfase ao conhecimento prático e teórico, de modo divertido e prazeroso, utilizando a música como um agente facilitador do ensino-aprendizagem, a partir da interpretação e reflexão de letras, capas e ritmos presentes em LPs nacionais e internacionais que refletiram (e refletem) o contexto histórico da cultura negra nos meios fonográfico e social.

A atividade é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Artes Integradas – Multilinguagem, da Secretaria da Cultura (Secult), e tem como facilitador o professor e músico Júlio Thomaz e produção do jornalista e produtor Leo Cobal, integrantes do Clube do Vinil (@vinilclubelp).

A iniciativa conta ainda com o apoio do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Desconstrução, Economia Criativa e Sustentabilidade (Poien) e da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).

 

A primeira residência foi realizada no CRJ São Pedro, passando ainda pelos CRJs de São Torquato, Novo Horizonte, Cariacica e Terra Vermelha, proporcionando aos jovens uma experiência única em que eles puderam discotecar, dançar e debater sobre os artistas, como Clementina de Jesus, Martinho da Vila, Luiz Gonzaga, Michael Jackson, e os capixabas Edson Papo Furado e Jefinho Faraó.

 

Residências do Vinil

Na programação das residências artísticas, a juventude tem a oportunidade de debater sobre temas relevantes, bem como refletir sobre a arte do vinil. Com foco na MPB, no samba, no funk e no hip hop o projeto apresenta inúmeros artistas brasileiros consagrados na música mundial.

Também compõem a programação artistas e grupos estrangeiros, como The Jackson 5, Marvin Gaye, Steve Wonder, The Temptations, entre outros que participaram da Motown Records – gravadora de Detroit, nos Estados Unidos, que se eternizou com o rhythm and blues, lançando artistas negros cujas canções ressaltavam questões sociopolíticas importantes até os dias atuais.

 

Clube do Vinil

Com quase 20 anos de atividades, o clube abrange em suas apresentações histórias de músicas, álbuns e artistas, contextualizando os momentos político, cultural e econômico do período em que cada disco foi gravado. Criado em 2006, desenvolve projetos em torno de seu vasto acervo musical formado por cerca de 20 mil LPs.

Entre os projetos realizados pelo Clube do Vinil, está o Festival Sérgio Sampaio, que ocorre sempre no mês de abril, em Vitória, e que também já passou por diversos municípios do Espírito Santo. Além disso, produziu eletivas e residências artísticas em diversas escolas das redes públicas estadual e municipais dentro e fora da Grande Vitória, com apresentações também em outras instituições, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cariacica.

 

Programa Estado Presente

Os CRJs integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

 

Confira a programação:

 

Dia 10/05 (sexta-feira)

Horário: 17h

Local:  CRJ Território do Bem – Rua Daniel Abreu Machado, 401, bairro Itararé, Vitória.

 

Dia 17/05 (sexta-feira)

Horario: 17h

Local: CRJ Flexal – Avenida Nossa Senhora da Penha, 692, Flexal II, Cariacica.

 
Leonardo Meira
Assessoria de Comunicação
Jornalista MTB 1812/ES
 
Categorias

jornalresgate