ClimatechES reúne ecossistema de inovação para impulsionar soluções climáticas durante evento em São Paulo
Findeslab, em parceria com o Governo do Espírito Santo, Bandes e Eletrobras apresenta oportunidades para climatechs e investidores na segunda-feira (23)
O Espírito Santo vem se desenvolvendo como um polo de inovação sustentável, com oportunidades únicas para startups que queiram expandir os seus negócios e investidores do setor de climatechs. E é com esse intuito que o Findeslab, em parceria com o Governo do Espírito Santo – por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e a Eletrobras se uniram para realizar o ClimatechES, no dia 23 de setembro, às 15h, no CIVI-CO, em São Paulo.
O evento reunirá startups, investidores, especialistas e representantes do governo para discutir as oportunidades e os caminhos para o desenvolvimento de soluções climáticas e de ESG, além de apresentar as potencialidades do Espírito Santo, que conta com infraestrutura adequada, suporte de hubs de inovação e incentivos fiscais que tornam o ambiente ideal para o desenvolvimento de soluções inovadoras.
O Findeslab, o hub de inovação e tecnologia da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), atua como uma plataforma de conexão entre startups, investidores e o setor industrial, criando um ecossistema que favorece a inovação tecnológica e o desenvolvimento sustentável. Além disso, desenvolve programas de internacionalização de startups, conectando as empresas de base tecnológica ao ecossistema de inovação global.
“Reunimos diversos atores do ecossistema de inovação do Espírito Santo e de São Paulo para discutirmos essa pauta tão relevante para as empresas e o país, que é o ESG e as soluções para as mudanças climáticas. E com o ClimatechES queremos apresentar para as startups do clima as diversas oportunidades de fomento, de investimentos e de apoio que temos em nosso Estado para que elas possam se desenvolver”, pontuou a gerente de Inovação do Findeslab, Bianca Souza.
Os participantes poderão conhecer, em primeira mão, o Brazilian Startups WorldWide (BSW), programa operado pelo Findeslab, que realiza missões internacionais para startups fazerem imersões e conexões com ecossistemas globais. O programa, que terá o primeiro edital do lançado em novembro, prevê missões voltadas para climatechs ainda em 2025.
Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo, Felipe Rigoni, é estratégica a iniciativa de promover este encontro, entre setor empreendedor e instituições públicas capixabas, e fundamental para alavancagem da economia de baixo carbono no Estado.
“É unindo forças entre o governo do Estado e a iniciativa privada para impulsionar e dinamizar projetos e ideias sustentáveis, com soluções que integram inovação, tecnologia e ações inteligentes para a redução da emissão de CO2, que o ClimatechES se mostra comprometido com políticas de descarbonização, uma parceria pioneira que protagoniza resultados e empreendedores responsáveis como o meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social”, destaca o secretário.
Sustentabilidade
Durante o evento, o Bandes irá apresentar a oitava turma de aceleração digital do Fundo de Investimento em Participações (FIP) Funses 1, criado com recursos do Fundo Soberano do Governo do Espírito Santo. A nova edição busca startups com soluções voltadas para o clima e para práticas sustentáveis nas áreas ambiental, social e de governança (ESG). Essa é a sétima edição do programa.
“O Fip Funses1 é muito importante para alavancar o desenvolvimento do ecossistema capixaba de inovação. O apoio do Fundo vai além do aporte de recursos financeiros e inclui treinamentos e mentorias, sendo notório que os resultados desse projeto podem também ser percebidos a partir do sucesso e do reconhecimento às startups que foram aceleradas pelo nosso programa”, destacou Ivone Pontes, gerente de Participações, PPPs e Investimentos do Bandes.
“O programa de aceleração digital do Funses1 foi desenvolvido para ajudar empreendedores e empreendedoras a tirarem suas ideias do papel. Já foram mais de 180 startups aceleradas em dois anos e agora está nova turma será focada em Climatechs que tenham soluções ESG que contribuam para o desenvolvimento do país”, disse Felipe Marcondes de Mattos, sócio e diretor de Investimentos da Quartzo Capital.
O Funses 1 é gerido pela Quartzo Capital, empresa que resulta da fusão entre TM3 Capital e CTM Investimentos.
Atração de investidores
O evento também será uma oportunidade para investidores que buscam novas frentes de negócios no setor sustentável. O Espírito Santo tem se destacado pela viabilidade de projetos de impacto, o que vem atraindo olhares de grandes fundos de investimentos nacionais e internacionais interessados em apoiar empresas que contribuam para o futuro sustentável do planeta.
O ClimatechES conta com o apoio da Delloitte Brasil, Associação Brasileira de Startups (Abstartups), i2i Institute, FEA Angels.
ClimatechES
Dia: 23 de setembro
Horário: 15h
Local: CIVI-CO, São Paulo
Inscrições: https://www.sympla.com.br/ evento/climateches/2617085
Dia: 23 de setembro
Horário: 15h
Local: CIVI-CO, São Paulo
Inscrições: https://www.sympla.com.br/
Natália Magalhães
Especialista em Comunicação
Gerência Executiva de Comunicação – Findes
Tel.: (27) 99926-2630
E-mail: nferreira@findes.org.br
Site: www.findes.com.br
Relacionado
Categorias Meio Ambiente