Capixaba campeã das campeãs sul-americana de caratê é homenageada na Assembleia e vai para o Mundial no Japão

A carateca capixaba Mickaelli dos Santos, 25, campeã das campeãs sul-americana de caratê, foi homenageada na manhã desta quarta-feira (9) na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado estadual Delegado Danilo Bahiense (PL).

 

Mickaelli, que é de Vila Velha, integra o Instituto Kyokushin de Desenvolvimento Esportivo e Social, localizado em Terra Vermelha, Vila Velha, coordenado pelo sensei Paulo do Carmo, que também foi homenageado. O local atende mais de 1 mil crianças e adolescentes.

 

A atleta conquistou, em junho, o Campeonato Sul-Americano de Karate Kyokushin, na Bolívia. Orientada pelo sensei Paulo do Carmo, a carateca venceu na categoria absoluto médio e ainda foi campeã das campeãs com o título “Yokozuna”, vencendo todas as categorias do Campeonato. Desta forma, foi convidada para o Mundial que acontecerá em Tóquio, no Japão, em novembro deste ano.

 

Bahiense destacou a importância do esporte na transformação das vidas. “Ela é um talento que vem sendo lapidado ao longo do tempo e foi estagiária nossa na Polícia Civil. Não podemos deixar um talento desses ser desperdiçado. O esporte necessita de todo o apoio. O esporte modifica realidades, promove socialização e evita que jovens e crianças possam ser cooptados pelo mundo do crime”.

 

A atleta busca apoio para disputar o campeonato mundial no Japão. “Agradecemos a todos pela homenagem. É uma honra trazer este título para o Estado. Sou três vezes campeã do Brasil e, agora, sul-americana. Eu vou estar representando o Brasil no Japão. Quem puder me ajudar, vou ficar muito feliz, porque é meu sonho. Estou treinando muito para ser campeã do mundo”, destacou a carateca.

 

O caratê é uma arte marcial japonesa e chegou ao Brasil no início do século XX, a partir da inserção de imigrantes japoneses na sociedade do País. Ganhou popularidade a partir dos anos 1950, com a abertura da primeira academia voltada para o ensino da arte marcial, e, nos anos 1980,  teve explosão de interesse a partir da sequência dos filmes “Karate Kid”. 


Rafael Moura

Assessoria de comunicação do deputado estadual Danilo Bahiense

Categorias

jornalresgate