A Fapes lançou o edital do primeiro programa de aceleração de startups público: o Seedes.

Governo lança edital inédito de aceleração de startups do Estado do Programa Seedes

O prazo de inscrições teve início dia 03 de junho e segue até o dia 02 de julho.

 

Desenvolvendo o ecossistema de empreendedorismo e inovação do Espírito Santo o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), lançou no dia 02 de junho, o primeiro edital de aceleração de startups do Estado, o Programa Seedes (Startup e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo). O prazo de inscrições teve início dia 03 de junho e segue até o dia 02 de julho. Podem participar startups de todo o Brasil, desde que cumpridas as exigências do edital.

 

Com investimento de R$ 3 milhões, o edital 13/2022 – Programa Seedes vai selecionar até 30 projetos de startups de negócios variados, em fase de evolução ou operação, e disponibilizará até R$ 100 mil em recursos para cada projeto, além de 6 meses de aceleração por meio de atividades de mentorias, capacitações, difusão, imersão e networking, desenvolvendo, assim, a mentalidade empreendedora de sócios do negócio.

O Gustavo Maia de Almeida, da empresa VisionTech, foi participante do programa da Fapes, o Centelha, e explicou como os recursos e apoio do Estado ajudam no desenvolvimento de sua empresa e como o Seedes pode somar ainda mais nessa equação de sucesso.

“Graças ao Centelha consegui dar andamento em uma pesquisa antiga, mas que não tinha recurso para desenvolver e colocar em prática. Com o recurso do programa consegui fazer isso e levar o produto para grandes aciarias do Brasil e do mundo, o que ajudou muito no desenvolvimento do produto. Agora, com o Seedes, vai facilitar mais ainda, pois em decorrer do produto gerado no Centelha e dessas visitas nas aciarias, foram surgindo várias outras ideias, das quais já temos protótipos desenvolvidos, sendo o recurso do Seedes fundamental para o desenvolvimento maior dos produtos e empresa”, afirmou.

 

Outras ações previstas no programa são: promover a integração dos ambientes de inovação com realizações de, pelo menos, seis eventos de mobilização; realizar atividades de difusão executadas ao longo da aceleração pelas startups apoiadas pelo programa; e trocar informações e experiências entre startups locais e de fora do Espírito Santo.

O diretor de inovação da Fapes, Elton Moura, destacou a construção e as etapas do edital de seleção. “O Seedes tem o foco de fortalecer o ecossistema capixaba de inovação ao fazer a aceleração de 30 startups. E para que essas 30 empresas cheguem ao ponto de serem aceleradas, elas terão que passar por três etapas de seleção. Na primeira, serão selecionadas 180 startups e serão avaliados diversos critérios, como o modelo de negócio, diversidade da equipe, entre outros. Das 180, 60 seguirão para a segunda etapa que também será eliminatória. Vamos avaliar o impacto que essa startup vai gerar no Estado nas questões econômicas, sociais e ambientais, ou seja, no tripé da sustentabilidade. E por fim, 30 startups serão contratadas para serem aceleradas e receberem inúmeros benefícios”, comentou. 

Com as ações de atração de startups para o programa e com a divulgação dos resultados obtidos pela aceleração do SEEDES, no primeiro ciclo do programa, é esperada a difusão nacional e internacional do ecossistema de empreendedorismo e inovação capixaba.

 

Para apresentar todos os detalhes dessa jornada e esclarecer as dúvidas sobre o Edital 13/2022, os organizadores do SEEDES vão promover quatro meetups abertos ao público e transmitidos pelo canal da Fapes no YouTube. O primeiro meetup vai acontecer, nesta sexta-feira (10). Os demais vão ser realizados nos dias 15, 22 e 29 de junho, sempre das 19h às 21h. Acesse e participe:https://www.youtube.com/watch?v=b9o-8lyKdeQ.

– Período de inscrições: o prazo de inscrições vai do dia 03 de junho ao dia 02 de julho. Podem participar startups de todo o Brasil, desde que cumpridas as exigências do edital. Inscrições em: www.seedes.fapes.es.gov.br

 

 – Perfil das startups participantes: o SEEDES é destinado a startups ou empresas de base tecnológica, com ideias, produtos e serviços inovadores, que já estejam operando e disponíveis ao público.

 

– Programa de aceleração presencial: não é preciso ser capixaba ou morador permanente do Espírito Santo para participar do SEEDES. Porém, para o período de aceleração, é exigido das startups que os membros da equipe inscritos no processo permaneçam no Estado durante o programa.

Qualquer dúvida é só fazer contato.

Samantha Nepomuceno

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo – FAPES

comunicacao@fapes.es.gov.br

 

jornalresgate