50 estudantes da rede estadual participam de oficinas para auxiliar na escolha da profissão
Atividades fazem parte da programação da 23ª Jornada Científica e Cultural FAESA
Na segunda-feira (16), 50 estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alzira Ramos, de Cariacica, terão uma experiência diferente. Eles irão até a FAESA, campus Vitória, para participar de oficinas voltadas para a produção de conteúdo audiovisual e também receberão orientações profissionais na Clínica de Psicologia do Centro Universitário.
As atividades fazem parte da programação da 23ª Jornada Científica e Cultural FAESA, o maior evento do Espírito Santo voltado para estudantes e profissionais numa programação para todas as áreas de conhecimento. Os alunos de ensino médio são envolvidos nas ações por meio de atividades que irão auxiliá-los na decisão futura de escolher uma graduação para cursar e iniciar a carreira profissional.
Na oficina de audiovisual, promovida pelo projeto de extensão Laboratório de Comunicação Comunitária (Laccom) e coordenada pelo professor da FAESA Felipe Campo Dall’Orto, os adolescentes irão aprender sobre escrita criativa, captação de imagens e terão a oportunidade de experimentar a vivência de produção de conteúdo audiovisual. “É uma forma de apresentar uma área de atuação profissional que pode promover a identificação entre alguns dos estudantes e proporcionar a eles uma experiência diferente de algumas práticas do ensino tradicional”, destaca Dall’Orto.
Na Clínica de Psicologia, rodas de conversa sobre carreira e projetos de vida serão coordenadas pelo professor Lucimauro Palles da Silva. “Os estudantes de ensino médio vivem um momento importante de realizar a escolha profissional, por isso é fundamental contarem com suporte para que o desenvolvimento pessoal e profissional possa ocorrer de forma consciente e saudável. Na visita à clínica, vamos tanto orientá-los como psicólogos sobre essas questões quanto apresentar um pouco do trabalho da Psicologia como carreira profissional”, destaca.
O professor Lucimauro destaca a importância do projeto Psicopossibilidades Inclusivas, enfatizando que ele visa a auxiliar os estudantes na construção de seus projetos de vida, com foco especial nos alunos que possuem algum tipo de deficiência. “O projeto oferece suporte no desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, promovendo a saúde mental e possibilitando vivências que contribuem para a formação de futuros profissionais nas áreas de humanas, exatas e saúde”, explica o coordenador.
Os alunos também participarão de um tour pela instituição, que encerrará com um bate-papo sobre as formas e oportunidades de ingresso no ensino superior: Enem, vestibular, Nossa Bolsa, Prouni e demais programas disponíveis.