​14 toneladas de lixo foram retiradas dos canais de Vila Velha nas últimas horas

​14 toneladas de lixo foram retiradas dos canais de Vila Velha nas últimas horas.

Texto: Paulo Borges
Foto: Assessoria
 

Equipes de limpeza da Prefeitura de Vila Velha já retiraram aproximadamente 14 toneladas de lixo dos canais que cortam a cidade, da noite de domingo (21) até a manhã desta segunda-feira (22), devido às fortes chuvas que castigaram o Espírito Santo nas últimas horas. 

A quantidade de lixo impressionou até mesmo as equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos que iniciaram uma força-tarefa na noite deste domingo para desobstruir os canais, bueiros e vias públicas em várias regiões.

O município registrou pontos de retenção de água nos bairros: Terra Vermelha, Ibes, Nossa Senhora da Penha, Glória e Itapuã.  Todas as bombas das sete estações de bombeamento foram ligadas. As equipes da prefeitura, sob a supervisão do prefeito Arnaldinho Borgo, foram para as ruas ajudar e monitorar os pontos de retenção. O trabalho foi garantir o escoamento rápido da água.

A prefeitura ressalta ainda que a atuação preventiva de retirada de lixos, material de erosão dos canais e galerias e as constantes limpezas e desobstruções de bueiros e caixas-ralo estão ajudando a minimizar os pontos de retenção, possibilitando o escoamento rápido da água da chuva.  Pede ainda a conscientização de todos os moradores para que descartem o lixo de forma correta.

Obras

Três principais rios e canais de Vila Velha estão com obras de macrodrenagem do Governo do Estado, Rio Marinho, Rio Aribiri e Canal Guaranhus. Todos estão com interrupções no leito normal da água, com três a quatro pontos de ensecadeiras, o que não permite que a água faça o caminho natural de escoamento. Com isso, o canal sobe e não permite que as drenagens dos bairros joguem as águas para dentro dele, provocando o acumulo de água dentro dos bairros.

Com a forte chuva de domingo (21), as máquinas da Secretaria de Obras da Prefeitura de Vila Velha foram até os locais para romper todas as ensecadeiras que estavam ao longo do Canal Guaranhus e Canal Marinho. Neste momento, as obras de macrodrenagem em Vila Velha estão com 40% concluída. 

Além disso, a secretária municipal de Obras, Menara Cavalcante, explicou que os principais rios e canais de município estão com obras, o que dificultou o escoamento de forma mais ágil.

 

jornalresgate